top of page
Search

Kool canta para “gang” de Maputo

  • Writer: BDQ Concertos
    BDQ Concertos
  • Nov 8, 2016
  • 2 min read

A célebre banda norte-americana Kool & the Gang é bastante conhecida no país. Não é para menos, já são mais de 50 anos que o colectivo vem encantando o mundo com o melhor do jazz, R&B, soul, funk e disco.


Trata-se de um grupo baseado em Jersey City, no Estado de Nova Jérsei. O grupo teve diversas fases musicais durante sua carreira, começando com um som jazz mais purista, então funk e R&B, progredindo para um pop-funk mais suave, e após os anos 2000 criam uma música com um som mais moderno e electro-pop.


São mais de 70 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo. Razões mais do que suficientes para serem chamados a mais uma edição do “Moments of jazz”, que desta vez coincide com as celebrações do Dia da Cidade de Maputo.


Perante jornalistas, os intervenientes deste espectáculo, falaram, hoje, todos aspectos que vão nortear o tão esperado concerto. Uma das questões referenciadas tem que ver com o tempo e alinhamento do espectáculo. O concerto que inicia às 17h00, na quinta-feira, tem o seu término previsto para as 21h00.


Estão reservadas três horas de espectáculo para os Kool and the Gang. O outro tempo será dividido pelas bandas Kakana e os regressados Rockfellers.


Em representação da banda, Yolanda Chicane, a vocalista, disse estar muito feliz e emocionada por poder participar deste concerto que traz um grupo cujo sempre gostou e inclusive cantou e dançou as suas músicas.


Para Xavier o sentimento não podia ser outro. O vocalista de uma das mais proeminentes bandas de Rock que o país viu nascer, disse não existir melhor forma de 10 anos depois regressar aos palcos. Eles prometem muito espectáculo, como também prometem muito trabalho com esse regresso. Um CD duplo ou apenas dois CD está nas contas desta equipa.


Para os autores da lendária música “Celebration” – a música que empresta o título ao álbum – o espectáculo vai resgatar os antigos êxitos e vai explorar as sonoridades mais recentes, algumas fruto de novos integrantes. Aliás, os Kool and the Gang nunca foi uma banda estática. Durante as cinco décadas de história foi agregando “sangue novo” no colectivo fazendo com que a banda reinvente-se dia após dia.


O talento dos moçambicanos até pode não ser ao todo novidade, mas carece de confirmação. Para tal, falta chegar o esperado dia. Mas há aspectos já sabidos, é que este é o povo acolhedor e simpático. Mohamed Moretta, o Dj norte-americano que anima as festas dos Kool and th Gang desde os anos 80 elogiou a língua portuguesa, dizendo que falamos como se estivéssemos a cantar.


Juntamente com o moçambicano Sérgio Butler, Dj Moretta vai encarregar-se de aumentar a adrenalina após o espectáculo. Momento já reservado para para conversas informais, troca de cartões-de-visita e actividades afins. Afinal, espectáculo de música não é só música. Bom ambiente e descontracção entram no pacote.

E que vibre a cidade!


Desde 1964


Formado em 1964 pelos irmãos Robert “Kool” Bell e Ronald Bell “Khalis Bayyan” que chamaram para completar a equipe mais cinco amigos do ensino médio, Ricky West, Dennis Thomas, Charles Smith, Robert “Spike” Mickens e Woody Sparrow, assim lançando o álbum de estreia denominado Kool & The Gang em 1969. Já actuaram em quase todo o mundo, tem mais de 40 projectos discográficos e mais de 30 músicos fizeram parte do colectivo.


Fonte: O Pais


 
 
 

コメント


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page