top of page
Search

SOPROS DE WHALUM E ALBRIGHT PARA COLORIR MOMENTOS DE JAZZ

  • Writer: BDQ Concertos
    BDQ Concertos
  • Feb 15, 2014
  • 2 min read

Saxofonistas norte-americanos Kirk Whalum e Gerald Albright actuam hoje em concerto de lançamento de mais uma edição do “Moments of Jazz” (momentos de jazz), a ter lugar no Centro Cultural Universitário da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), a partirdas 20.00 horas.

A dupla norte-americana de saxofonistas fará uma demonstração das suas habilidades na arte de tocar o instrumento de sopro de sua eleição, num espectáculo que contará também com actuação da cantora moçambicana Gabriela.

Gerald Albright está em Moçambique pela segunda vez, depois de ter realizado dois” concertos no ano passado, também “Moments of Jazz”.

Em conferência de imprensa realizada ontem, num dos hotéis da capital, Albright afirmou constituía motivo de grande alegria voltar a Maputo para mais um concerto e sentir, uma vez mais, o calor do povo moçambicano.

Sobre o repertório preparado para espectáculo de hoje à noite, o músico norte-americano disse que irá apresentar músicas já conhecidas pelo público de Maputo e prometeu também algumas surpresas.

Por sua vez, Kirk Whalum, que visita Moçambique pela primeira vez, disse que era sempre uma honra tocar ao lado do seu amigo e colega de profissão de há mais de 30 anos, e prometeu dar o melhor de si.

Já, Gabriela afirmou que apesar de não ser fazedora do estilo musical jazz era uma grande honra partilhar o palco com os músicos norte-americanos, e que aquela constituía também uma oportunidade para aprender.

Com uma capacidade de surpreender o público com os seus dotes no sopro, Gerald Albright é, para muitos, um dos maiores saxofonistas de todos os tempos, tendo no currículo vários anos de parceria com o grande mestre Phil Collins.

O seu estilo é fortemente influenciado pela música afro-americana (soul, funk, R&B). Albright é também conhecido por ter acompanhado, no estúdio ou em palco, artistas de soul e de funk como Anita Baker, The Temptations, Ray Parker Jr. e Chaka Khan, e pop como Phil Collins ou Olivia Newton-John.

Por sua vez, Kirk Whalum, que visita Moçambique pela primeira vez, é um compositor e saxofonista com várias músicas em trilhas de filmes, entre os quais “Boyz in the Hood”, “O Guarda-Costas” e “Grand Canyon”. As suas composições renderam-lhe também 12 indicações aos Grammy, tendo conquistando a sua primeira estatueta em 2011 na categoria de Melhor Canção Gospel, com a música “It’s What I Do”.

Kirk trabalhou também ao longo da sua carreira com artistas tais Whitney Houston, Willie Norwood, Babyface, Nancy Wilson, Yolanda Adams, Barbara Streisand, Quincy Jones, Kevin Mahogany, Al Green e Luther Vandross.

Fonte: Jornal Noticias


 
 
 

Comments


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page